Vacinação contra a COVID-19
A vacinação contra a COVID-19 dos idosos com 80 ou mais anos e de pessoas entre os 50 e os 79 anos e com comorbilidades arrancou esta semana no Centro de Vacinação Paulo Orósio.
O ACES de Braga integra o projeto piloto dos SPMS na ARS Norte que pretende "afinar" o processo de vacinação. Esta é uma nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus, que se iniciou a 27 de Dezembro.
Fase 1 - Vacinação contra a COVID-19
(fotos com autorização da utente)
A Campanha de Vacinação contra a COVID-19 é planeada de acordo com a alocação das vacinas contratadas para Portugal, administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.
A convocatória será preferencialmente feita por mensagem SMS, sempre que haja informação do número de telemóvel do utente no sistema. A essa informação os utentes devem responder "Sim", confirmando plenamente os dados do agendamento, ou "Não", resposta que origina o envio de uma segunda mensagem de telemóvel com nova proposta de agendamento. O mesmo acontece se o utente não responder. O agendamento da segunda dose da vacina é feito no momento da primeira toma, sendo garantido que a vacina utilizada é da mesma marca. Em caso de ausência de resposta ou recusa das propostas de agendamento, os utentes serão contactados telefonicamente para encontrar uma alternativa de agendamento, ou, na impossibilidade do contacto telefónico, será enviada uma carta.
O utente deve aguardar o contacto pelas autoridades de saúde.
Aplicando-se o princípio da precaução e até serem conhecidos mais dados de efetividade vacinal, as pessoas vacinadas contra a COVID-19 devem manter o cumprimento das medidas de prevenção e controlo de infeção, e no caso de desenvolverem sintomas sugestivos de COVID-19 ou terem um contacto com um caso confirmado devem manter cuidados de isolamento e isolamento profilático, respetivamente.